domingo, 28 de março de 2010

Desde 1976

Linha do Tempo

O início, 1976 comprei uma revista Recreio, em uma das páginas, no seu interior, na barra da página havia impresso pequenos prédios chapados para recortar e colar em caixas de fósforos, não mais que cinco..
Recortei, colei, tive que pegar caixas de fósforos que não tinhamos, mas assim começou o interesse pelo hoje maquetismo.
Então para aumentar a pequena cidade comecei a fazer eu os prédios desenhando em papel e pintando com lápis de cor, caneta hidrocor ...
Fiz uma boa quantidade, até colei uma caixa na outra para fazer prédios mais altos, brincava no chão da cozinha em nossa casa na Rua Guaraní, 155, bairro Imbuí, Cachoeirinha/RS, e era bom!
Demarcava o chão com prededor de roupa para fazer o arruamento, e assim vai.
Na escola viram o que fiz e queriam que eu fizesse para eles como tralho escolar, claro, nunca fiz.
Mas sempre gostei de ônibus, estradinha, tratores, meu primeiro bom brinquedo, fou um ônibus de lata impresso, se não me engano marca Bandeirante, a corda, um luxo, só que no mesmo dia de Natal que ganhei, o irmão da nossa vizinha Dna. Rita o Bento, estragou a corda, mas era bonito, até a minha Mãe jogar ele no meio da rua correndo atrás de mim para me bater, por qualquer motivo, pois nesta época tudo era motivo, e quando não tinha, Eu criava.
Se não me engano em 1977, saiu uma revista impressa com material picotado (só destacar e montar), com um vilarejo colonial, um luxo, saí da caixa de fósforo para uma mini cidade, esta sim, minha primeira maquete.
Era composta de 1 prédio colonial de 2 pisos, amarelo com sacada, 1 armazém, 1 casa, 1 muro com uma fonte, uma carroça para cana, tudo impresso chapado.
Nota: "Comprei a revista no final da tarde de sábado na banca de revista, acho que a única que tinha em Canhoeirinha, ao lado do Cine Caiçara, e fui correndo para casa montar, mas naquela noite meu Pai nos levou para visitar o Tio Baby em Alvorada, e eu não queria ir, queria era brincar com minha cidade, fomos, e eu só pensava nos meus prédios, com certeza naquela noite, contei os minutos para voltar para casa."
Ainda tenho algumas peças, Irei postar:

O Armazém:

O Muro com a fonte:

Depois disto, tinha que aumentar o vilarejo para cidade, peguei uma cartolina risquei o meu primeiro arruamento e coloquei os prédios em cima, ganhei um Bamba (tenis) branco, e a caixa que parecia um prédio, foi meu primeiro arranha céu.
E tudo foi se aprimorando, passo a passo, sempre trabalhando em papel.
Esta cidade vai se chamar Patópolis, como a do gibi do Donald, pois gostava do formato da cidade das histórias estilo década de 50, na época do jogo Bingola Disney que vinha impresso personagens Disney na tampa da garrafa de vidro do refrigerantes Coca-Cola, me veio a do Prof. Ludovico Von Pato, e fiz desta tampinha um monumento, forrei uma caixa de fósforo com cartolina laranja e colei a tampinha na frente, o primeiro monumento.

Continua...

Esta foi a última versão 2009, imagino que seja a 40ª versão de maquete - montada só para passar tempo pois é tudo desmontável, pois sou ancioso; - o local onde foi montada era fora de nível e pouco espaço, mas vale como passatempo.

Vista aérea do Centro
Cinema e Universidade, junto a praça
Entrada da cidade e viaduto do eixo
Rodoviária e Aeroporto Pedro Pereira Nunes
Catedral Santa Cristina e Praça do Fundador
Praça Von Muller
Corte de Justiça
Praça Oriental
Palácio do Governo
Parlamento
Parlamento
Monumento Romano - Universidade
Rua comercial do Centro
Estação Ferroviária
Estação Ferroviária
Avenida
Viaduto
Terminal Urbano
Terminal Urbano
Eixo
Escola e Passarela

Coleção de Ônibus miniaturas

Vários modelos e escalas
Trólebus
Ingleses
Bandeirantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário